Essa foi a maior repercussão sobre queimadas para um bioma brasileiro.
O volume de notícias sobre o assunto, utilizando o termo de pesquisa "Amazon fires", atingiu pico em 21/08/2019. O interesse pelo assunto, numa escala de popularidade entre 0 e 100, se manteve acima de 50 até o dia 27/08/2019:
Entre os anos 2000 a 2019, os focos de queimadas nos biomas brasileiros predominaram na Amazônia, com exceções em 2011 e 2012, quando o Cerrado apresentou maior número de focos ativos de queimadas (90.600 focos em 2012), conforme dados do INPE.
Gráfico de barras ilustrativo da evolução dos focos de queimadas:
*Ano 2019: dados até Agosto.
Fonte: INPE
Isso Cris e Fernanda.
Abaixo figura que contextualiza essa relação positiva entre desmatamento (influência antrópica) e o número de focos ativos de queimadas na Amazônia nos respectivos anos. Dados obtidos no INPE/PRODES. Fiz transformação logarítmica pra reduzir o efeito do viés (outliers e assimetria) das duas variáveis.
O IPAM lançou uma nota técnica há duas semanas mencionando que o pico de focos de calor neste ano tem relação com o desmatamento e não com um evento de seca mais forte como se poderia imaginar. Inclusive eles mostraram que os dez municípios amazônicos que apresentaram o maior número de focos de incêndios também apresentaram as maiores taxas de desmatamento neste ano de 2019. Nota técnica disponível aqui.
Concordo com você Cristiane,
realmente o problema atual com certeza está relacionado a redução de verbas para prevenção e fiscalização, além da abertura politica com viés ruralista. A amazônia é um ecossistema independente do fogo, ou seja, quase 100% dos incêndios só ocorrem por questões antrópicas (diferentemente do cerrado). A expansão agropecuária que fragmenta esse importante bioma, tem criado grandes ilhas de vegetações sensíveis ao fogo devido ao efeito de borda proporcionado pela abertura de pastagens/plantações. Alinhado a isto, soma-se o fato do ano corrente estar sobre influencia do el niño. Diante desta realidade deveria ter ocorrido investimentos em campanhas de prevenção e não redução de verbas do órgão capacitado para este exercício. Uma série de fatores que resultaram nesta tragédia. Agosto é apenas o começo do período crítico, importante continuarmos exercendo o nosso papel de transparência pública, compartilhando informações e cobrando retorno.
As queimadas ocorrem ocasionalmente em épocas mais secas em todo o país. Porém o problema atual com certeza está relacionada com a redução sistemática de recursos para a preservação dos nossos biomas, incluido as regiões amazônicas.
A Floresta Amazônia é um oceano de biodiversidade, que no entanto, é pouco conhecida, apesar da sua enorme extensão e importância para o Brasil e Mundo.