Maior encontro brasileiro de extensão universitária, o CBEU reúne professores, técnicos e alunos que integram o quadro de ações extensionistas através das instituições de educação superior. A primeira edição do evento foi realizada no ano de 2002, em João Pessoa - PB e, desde então, é promovido bienalmente por uma instituição de ensino com forte atuação na área.
A UFMG vai sediar, no próximo ano, o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu) e o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão. O anúncio foi feito durante o 45º Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão, realizado na Universidade de Brasília (UnB), no início desta semana.
“Diante do cenário de cortes orçamentários e ataques às universidades públicas, a criação da rede foi proposta pelas próprias instituições, como forma de contornar a falta de recursos e, ao mesmo tempo, reafirmar a importância de ações articuladas para fortalecer o papel da extensão universitária na sociedade”, explica a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga.
O evento, marcado para o mês de julho, deve tratar, além do trabalho em rede, dos direitos humanos, numa proposta de construção conjunta com diversos grupos sociais. O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária é realizado a cada dois anos e reúne as instituições públicas de ensino superior, com o objetivo de discutir os desafios da extensão universitária no Brasil e os cenários e potencialidades de integração com a sociedade.