As duas fotos do vídeo abaixo destacam a deciduidade da Floresta Estacional Decidual no Parque Estadual Mata Seca, no município de Manga, Norte de Minas Gerais. Os registros, de autoria de Ronaldo Alves Belém (2008), foram obtidos em duas estações (chuvosa e seca).
O evento de perda de folhas, conhecido como deciduidade foliar, é uma estratégia utilizada pelas plantas para evitar possíveis danos ocasionados nos períodos de menor precipitação, ou seja, nos períodos de seca.
Com isso, é comum a perda total das folhas em espécies de árvores nas florestas decíduas durante a estação seca. As florestas são consideradas decíduas quando mais de 70% das plantas da vegetação são desprovidas de folhas durante a estação seca.
A espécie arbórea em destaque na vegetação é a barriguda (Cavanillesia arborea, Malvaceae)
Fotos: Ronaldo Alves Belém
Fonte:
BELÉM, Ronaldo Alves. Zoneamento ambiental e os desafios da implementação do Parque Estadual Mata Seca, município de Manga, Norte de Minas Gerais. 2008. 169f. 2008. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.