A seleção se refere à reprodução diferencial dos genótipos.
→ Seleção natural: ocorre para proporcionar a evolução da espécie ou população, de acordo com as alterações ambientais e interações ecológicas. Sugestão de estudo sobre o que é a teoria da evolução de Charles Darwin: https://youtu.be/ambANBIHjCI (BBC).
→ Seleção artificial: é a praticada pelo melhorista de plantas e tradicionalmente pelos povos que domesticaram as plantas para o uso. Portanto, entende-se aqui que a seleção artificial é direcionada a algum interesse humano. A variação existente entre as plantas constitui a base de quase toda a atividade de melhoramento vegetal, pois a seleção de plantas só poderá ser executada se houver variação entre indivíduos.
No vídeo abaixo é apresentada a seleção artificial de vegetais que foram selecionados a partir de uma espécie selvagem de mostarda do campo (Brassica spp.). Observe que com a seleção de diferentes indivíduos, o homem ou melhorista obteve resultados diferentes para cada parte de interesse da planta, adaptando-a para o uso (alimentação).
Bibliografia:
Campbell et al. Biologia. Editora Artemed. 8.ed. 2010, 1464 p.
Darwin, C. A origem das Espécies e a Seleção Natural. São Paulo: Madras, 2011.