Aeonium haworthii é uma espécie de planta suculenta da família Crassulaceae, conhecida como aeonium ou cata-vento, muito cultivada e utilizada na jardinagem.
O gênero Aeonium é nativo das Ilhas Canárias, localizada no oceano atlântico, norte da África. Ao todo, são 44 espécies de Aeonium que ocorrem nas ilhas da Macaronésia, das quais 41 nas Ilhas Canárias, duas na Ilha da Madeira, e uma em Cabo Verde (BRILHANTE et al., 2021).
A biodiversidade das ilhas da Macaronésia é considerada uma das mais ameaçadas em todo o planeta, por causa da distribuição geográfica restrita dessas espécies nas ilhas e devido às ameaças como perda de habitat, antropização, presença de espécies invasoras, entre outras.
O gênero é considerado um excelente modelo para compreender a dinâmica de diversificação de espécies vegetais endêmicas de ilhas oceânicas.
BRILHANTE, Miguel et al. Diversification of Aeonium species across Macaronesian Archipelagos: correlations between genome-size variation and their conservation status. Frontiers in Plant Science, 2021. Link: http://hdl.handle.net/10400.5/21346