A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), crop-livestock-forestry systems, é uma estratégia que visa integrar sistemas de produção de alimentos, fibras, energia e produtos madeireiros e não madeireiros.
A produção é obtida na mesma área, em cultivo consorciado e na forma de sucessão ou rotação. Busca-se otimizar os ciclos biológicos de plantas e animais, insumos e seus respectivos resíduos.
Fonte: EMBRAPA (adaptado)
*No sistema Agrossilvipastoril, o componente lavoura restringe-se ou não à fase inicial de implantação do componente florestal.
Os sistemas Silvipastoril, Silviagrícola e Agrossilvipastoril estão incluídos nos Sistemas AgroFlorestais (SAFs). A ILFP é, portanto, uma estratégia que apresenta uma classificação mais abrangente dos componentes envolvidos no sistema de produção.
Abaixo os objetivos imediatos e reflexos na adoção de sistemas de integração nos agroecossistemas, segundo Balbino et al. (2011) e Bungenstab et al. (2019), no contexto socieconômico dos agroecossistemas visando a agricultura sustentável.
Fontes e sugestões de leitura:
BALBINO, Luiz C.; BARCELLOS, A. de O.; STONE, Luís Fernando. Marco referencial: integração lavoura-pecuária-floresta. Embrapa Cerrados-Livro científico (ALICE), 2011.
SERRA, Ademar Pereira et al. Fundamentos técnicos para implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta com eucalipto. Embrapa Gado de Corte-Capítulo em livro científico (ALICE), 2019.
Livro da EMBRAPA:
BUNGENSTAB, D. J. et al. ILPF: inovação com integração de lavoura, pecuária e floresta. Embrapa Gado de Corte-Livro científico (ALICE), 2019.
Estudo de caso de uma fazenda que implementou o modelo ILPF há 30 anos: