As commodities são todos os bens indistinguíveis, ou seja, de qualidade e características uniformes, que não são diferenciados de acordo com quem os produziu ou de sua origem. O valor de mercado das commodities depende essencialmente da dinâmica de demanda e oferta mundial por cada produtos. Exemplos de commodities: cacau, café, celulose, petróleo, soja, entre outros.
top of page
LabGeM___________________________
bottom of page
Revolução Industrial 4.0
Trata-se de novas tecnologias que estão sendo implementadas em relação às tradicionais e revoluções anteriores:
1ª Revolução: Utilização de motores a vapor ou hidráulicos. Teve início na Inglaterra. Máquinas movidas a vapor a partir da combustão do carvão. Produção mecanizada. Período: 1760 – 1900.
2ª Revolução: Linhas de produção seriada, em “massa”. Advento da eletricidade e uso intensivo do petróleo. O trabalhador típico desse período é o metalúrgico. Período: 1900 – 1960.
3ª Revolução: Automação de processos e informática. As atividades tornam-se mais criativas e exigem elevada qualificação da mão-de-obra. Período: 1960 – 2000.
4ª Revolução: Sistemas cibernéticos. Combinação de tecnologias físicas, digitais e biológicas. Conectividade ampla, big data, inteligência artificial e outras. Período: 2000 – Atual.
---
Floresta 4.0: a digitalização pode trazer vantagens competitivas para a gestão e produção florestal. Atualmente, tecnologias digitais como cloud computing (computação em nuvem), Internet of Things (IoT, Internet das Coisas), sensores inteligentes, análise de grande volume de dados (big data) e algoritmos são apenas alguns exemplos, cada vez mais em uso.
---
Fontes:
Knowledge Horizons - Economics, v. 8, n. 1, p. 57-62, 2016.
GV - Executivo, v. 17, n. 1, p. 40-43, 2018