O que é plágio? Embora o conceito seja amplo e não tenha uma definição absoluta, diz-se que plágio é a “apropriação ou imitação da linguagem, ideias, pensamentos, técnicas e dados de outro autor e a representação destas como se fosse o autor original” (Armstrong II, 1993).
Neste sentido, é importante compreender o conceito de paráfrase, que é a reformulação, com suas próprias palavras, algo que a fonte consultada disse. A paráfrase é uma atividade intelectual importante, pois para executá-la, você precisa compreender o texto consultado.
Mas saiba que uma paráfrase tem que ser referenciada, caso contrário, também será um plágio. Referenciar significa citar as fontes consultadas. Um parágrafo pode ser escrito com base na ideia de um autor (paráfrase) e este deve ser citado apropriadamente para evitar o plágio.
Habitue-se a inserir imediatamente no texto as citações e suas respectivas referências.
Reserve muito tempo para pesquisar e escrever seu texto. Assim, terá melhor condição para fazer as paráfrases necessárias e elaborar as citações e referências nas normas que são exigidas, por exemplo seguindo a ABNT NBR 6023 (link: NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 6023/2018 | LabGeM).
Dica extra: confira o resultado da sua redação por meio do uso de algum detector de plágio. Há vários softwares que contribuem para examinar a autenticidade na redação, exibindo por meio de um relatório se há ou não problemas com trechos copiados.
Por exemplo, o software gratuito CopySpider, que faz busca em documentos da internet ou também em arquivos locais do computador. O download pode ser feito neste link: http://www.copyspider.com.br/main/pt-br/download
Há vários tutoriais explicando como instalar e usar o CopySpider, por exemplo este: https://youtu.be/3EP98Z7Di04?t=14
-----
ARMSTRONG 2ND, J. D. Plagiarism: what is it, whom does it offend, and how does one deal with it? American Journal of Roentgenology, v. 161, n. 3, p. 479-484, 1993. https://www.ajronline.org/doi/abs/10.2214/ajr.161.3.8352091