A Associação Caatinga apresenta no site abaixo um manual, em arquivo PDF, listando boas práticas a serem aplicadas na cadeia produtiva da palmeira carnaúba.
A carnaúba é intensivamente explorada para a obtenção de ceras e fibras, cujo processo se inicia com a participação de comunidades extrativistas carentes em diversas regiões do semiárido do Nordeste.
Após obtenção do pó-cerífero pelos trabalhadores extrativistas, o produto é beneficiado e processado em indústrias para comércio e exportação. O valor da produção na extração de ceras e fibras da carnaúba movimenta mais de 230 milhões de reais por ano no Brasil.
Entretanto é urgente a implementação de práticas de manejo que tornem possível a exploração sustentável e conservação da carnaúba em todas as áreas de ocorrência da espécie.
Deve-se considerar também a necessidade imediata de obtenção de novas florestas produtivas da carnaúba, por meio do plantio e manejo de novas áreas de carnaubais que irão sustentar a cadeia produtiva. Diversas áreas possuem solo compactado e ausência de regeneração nos carnaubais, sendo isso um empecilho para manutenção e sustentabilidade dos carnaubais no longo prazo.
O download do manual pode ser feito no site abaixo ou neste link.