O Rio Grande do Norte anuncia a orquídea Cattleya granulosa como flor símbolo do Estado! Essa conquista foi possível com o suporte dos estudos sobre a Cattleya granulosa desenvolvidos pela nossa equipe do Laboratório de Genética e Melhoramento Florestal/UFRN em colaboração com Edson Mattos, Severino Carvalho, demais colegas da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), e procurador do Estado José Marcelo Costa.
Mediante esta rede de colaboração foi possível a elaboração da Lei nº 10.508, de 16 de Maio de 2019 que transformou a orquídea em flor ícone do Estado.
A nova lei estatual institui, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), a realização de um evento anual sobre a importância de promover a conservação, valorização e preservação da Cattleya granulosa.
Além disso, prevê ações como fomentar eventos congêneres relacionados à temática; propiciar o envolvimento dos meios de comunicação na divulgação; e divulgar a flor símbolo do Estado do Rio Grande do Norte nos documentos oficiais do IDEMA.
Foto: Edson Mattos (@orquidarioedsmattos)
Estudo do LabGeM sobre a Cattleya granulosa publicado na revista Biodiversity and Conservation disponível aqui.
#Cattleyagranulosa #conservaçãogenética #PPGCFL #EngenhariaFlorestal #UFRN #orquídea #MataAtlântica #extinção
Por Cristiane Fajardo e Fábio Vieira, LabGeM