Será que os vazios urbanos podem ser a chave para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis?
Foi com essa pergunta em mente que Nardella Gardner Dantas de Oliveira, estudante de Mestrado em Ciências Florestais, defendeu sua dissertação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no dia 26 de fevereiro de 2024, apresentando uma pesquisa inovadora sobre a ecologia urbana e a importância dos vazios urbanos na criação de novas áreas verdes.
Sua pesquisa, intitulada "Conexões socioecológicas para o desenvolvimento de cidades sustentáveis", teve como objetivo explorar padrões de conectividade na paisagem urbana de Mossoró, uma cidade localizada no semiárido brasileiro.
Nardella buscou identificar estratégias para a aquisição de novos espaços verdes, levando em consideração os potenciais estéticos, sociais e ambientais oferecidos pelos vazios urbanos.
Sob a orientação do Dr. Fábio de Almeida Vieira e coorientação do Dr. Getulio Fonseca Domingues, o estudo utilizou um modelo de resistência na mancha urbana, revelando que 429 hectares eram altamente adequados para a conversão em espaços verdes.
Ao combinar variáveis como rodovias, iluminação pública e proximidade a serviços, como escolas, pontos de ônibus e hospitais, foi possível identificar as áreas mais propensas à conversão em infraestruturas verdes que favorecem o fluxo de humanos e outros organismos.
A banca avaliadora, composta pelos doutores Gustavo Eduardo Marcatti (UFSJ), Alexandre Rosa dos Santos (UFES) e Getulio Fonseca Domingues (UFMG), destacou a relevância da pesquisa para o planejamento urbano sustentável.
Os resultados apontaram a necessidade urgente de criar uma infraestrutura verde multifuncional em Mossoró, especialmente nas áreas periféricas, onde os vazios urbanos poderiam ser explorados para reduzir a fragmentação socioespacial e promover a resiliência urbana.
Além disso, Nardella já publicou uma revisão bibliográfica sobre o tema, que está disponível online, enquanto o artigo científico final encontra-se em fase de revisão.
A discente também foi beneficiada por uma bolsa da CAPES, que apoiou o desenvolvimento de sua pesquisa.
Parabéns à Nardella Gardner Dantas de Oliveira por sua contribuição à ciência urbana e florestal, oferecendo indicações de soluções sustentáveis para as cidades do futuro!
Comments